A Promessa - Capitulo 16 Parte 2

|

Capitulo 16 Parte 2
 Na segunda-feira, Luana e eu ficamos em casa. Sentei-me e fiz uma lista de alimentos que ela podia comer. Planejar um cardápio sem glúten era como construir uma casa sem madeira – pode ser feito, mas exige certo planejamento.
  Luana não teve dor de estomago o dia todo, e naquela noite ela parecia mais ativa que de costume. Na manha seguinte, acordei com ela sentada em nossa cama. Era a primeira vez em mais de um ano que eu não precisava acordá-la.
- Posso assistir um desenho?
  Esfreguei meus olhos e espantei o sono, surpresa por ser acordada por outra coisa que não fosse o meu despertador.
- Faz quanto tempo que vc está acordada?
- Não sei.
Olhei para o relógio. Faltava oito minutos para as sete horas.
- Como está se sentindo, querida?
- Bem.
- Nenhuma dor de cabeça ou de barriga?
Balançou a cabeça.
- Não. Posso ver?
- Sim vc pode.
Levantei-me e liguei a TV para ela, em seguida desliguei o despertador antes que ele disparasse. Após tomar banho e me vestir, preparei o café da manha para Luana.
Por força do habito, coloquei uma fatia de pão na torradeira, mas detive-me e, em vez disso, preparei ovos mexidos. Enquanto comia, liguei para o escritório do doutor Paulo. A clínica não abriria antes das nove, e eu esperava apenas deixar uma mensagem, mas felizmente o doutor Paulo chegara cedo aquela manhã e atendeu o telefone. Relatei-lhe a nossa visita emergencial ao hospital e, em seguida, com um pouco mais de confiança,perguntei-lhe se a indisposição de Luana poderia ser doença celíaca.
- Faz sentido – disse. – eu deveria ter pensado nosso. Mas não seria a primeira vez que um médico deixa isso passar. A  doença celíaca é difícil de diagnosticar.
- Quais são os sintomas?
- Quando alguém com doença celíaca come algo que contenha glúten, essa proteína provoca uma reação que danifica o intestino e deixa o corpo incapaz de absorver nutrientes, o que, é claro, conduz a toda uma serie de problemas graves – perda de peso, anemia, desnutrição, convulsões e até mesmo câncer.
- Câncer?
- É possível, caso não seja tratada. Espere um segundo, acho que tenho material aqui sobre a doença. – Afastou se do telefone por um estante, voltando em seguida. Os sintomas da doença celíaca incluem problemas gastrointestinais, como derreia, dores abdominais e inchaços. Outros sintomas secundários incluem irritabilidade, anemia, irritações de estomago, dores nas articulações, erupções na pele etc. A doença celíaca pode provocar má absorção, cujo sintomas são perda de peso, atraso no crescimento, convulsões, fadiga e fraqueza.
- Parece a Luana – falei, brandamente. – então, qual é o tratamento?
- Bem, é simples mas difícil: não coma alimentos que contenham glúten. Se puder vir á clinica, tenho alguns panfletos sobra a doença celíaca que vc achará úteis. Um deles trás inclusive algumas sugestões de planejamento alimentar.
- Vou tentar passar aí á tarde.
- Bom. Assim, espero que desvendemos o que Luana tem, para deixá-la melhor.
- Obrigada,doutor. – estava prestes a desligar, quando o médico perguntou:
- A propósito, como vc descobriu?
- Um amigo meu disse que tinha muita experiência com isso.
- Bem, vc deveria fazer um bolo para ele – respondeu, acrescentando: - Apenas se certifique de que Luana não coma nenhum pedaço.
Desliguei o telefone. Curioso, curioso.    
                                                                        Continua....   

Nenhum comentário:

Postar um comentário