A Promessa - Capitulo 10

|


capitulo 10
              Pode-se pensar que aqueles que esperam ansiosamente o ano-novo são os interessados em deixar o passado para trás - mas não é assim. Se vc odiou a última consulta ao dentista, não esperará ansiosamente pela próxima.
                                                                       Diário de Lua Maria Blanco
    O fim de ano é um período de extremos para as lavanderias. A prompt estava sempre agitada até o dia de ação de Graças, desacelerava até o Natal, depois era apenas para que te quero na semana antes do Réveillon, já que as pessoas limpavam o guarda-roupas e se preparavam para as festividades de ano-novo.
  A prompt  Cleaners fechou cedo no último dia do ano, ás 14h, por isso  estivéramos cheias de serviço durante toda a manhã, com gente retirando seus trajes formais para as festas. Eu passava calças, quando Mel se aproximou.
- O que está cozinhando, Lua?
- Além de mim? - perguntei em meio a uma rajada da vapor. Era sempre dez graus mais quente nos fundos, ao lado do grande maquinário, as pesadas máquinas de lavagem a seco, que conseguiam engolir dezesseis quilos de paletós de uma só vez.
- Aqui está o seu cheque – falou, estendendo-me um envelope. – Não gaste tudo de uma só vez.
- Receio que já o tenha feito – falei.
Mel se recostou na tábua de passar camisas. 
Você acredita que é o último dia da década.
- Graças a Deus – respondi.
Deu um sorriso sem graça com a minha resposta.
- Puxa, vc é a alegria em pessoa. A rabugenta tem algum plano para o Réveillon?
Farei enchiladas de queijo para Luana. Não ficaria mais animada que isso. E vc?
Chay vai trabalhar, por isso seremos apenas jan e eu. Vou fazer o meu fondue de chocolate. Por que vc e a Lu não aparecem com as suas enchiladas e assistem ao Dick Clanrk conosco?
- Obrigada, mas Luana não estava lá muito bem esta manhã. Acho que iremos nos deitar cedo.
- Puxa, vc é pura diversão. Não está animada com a nova década?
- Estou falida, sozinha, e sou funcionária em uma espelunca. O que acha disso?
- Eu acho que vc precisa de alguém.
Ergui os olhos para ela.
- Eu tenho Luana.
- Uma companhia masculina.
- Parece a Luana falando. Ela rezou para que Jesus me trouxesse alguém. Eu acho que Jesus gerencie uma agencia de namoros.
- Eu não estaria tão certa disso. Não seria bom ter alguém para cuidar de vc?
- Sim este é um adorável contos de fadas. Infelizmente, nem todos podem ser Chay.
- Vc acha que Chay não tem problemas?
- Todo mundo tem. Mas vc não precisa se casar com eles.
- Vc não precisa ficar sentada e sozinha na noite de Ano-novo. Isso é...
- Patético? – provoquei.
- Eu ia dizer entediante, mas patético também serve.
        Continuei a passar as roupas.
       - Vou pensar.
           Mel cruzou os braços.
       - Vc não vem não é, estraga prazeres?
       - Olhe, Mel, não estou no clima de comemoração. Vc sabe, por tudo que tenho passado.
       - Então não pese nisso como uma comemoração. Considere isso o velório de um ano ruim.
       - Obrigada pelo convite.
         Ela suspirou.
       -  Está bem. Preciso voltar lá para frente. Curta as suas enchiladas, estraga prazeres.
          Mel e eu trancamos as portas da frente da lavanderia ás duas horas, mas ainda tivemos de lidar com uma leva frenética e pessoas que esqueceram de seus trajes da noite e que esmurrava a porta da frente e dos fundos. Era quase três horas quando Mel e eu finalmente fugimos pelos fundos.
        - A oferta ainda está em pé – falo Mel, destrancando seu carro. – Fondue de chocolate com morangos e banana.
        - Vamos ver.
        - Isso é o que falamos para nossos filhos quando não queremos dizer não, mas já estamos dizendo.
        -  Te mo, Mel – Respondi. – Feliz Ano-Novo.
        - Para vc também, querida. Vamos torcer por um ano melhor.

                                Continua....

2 comentários: