A Promessa - Capitulo 34

|

Capitulo 34
                                         Falta três dias
                                                                           Diário de Lua Maria Blanco

Andamos devagar naqueles últimos dias, como se a velocidade de nossas ações pudesse, de alguma forma, desacelerar o tempo. Para a minha frustação Arthur esteve fora durante a maior parte da tarde do dia 22 e na manhã do dia 23. Na tarde do dia 23, ele me levou até meu quarto para conversarmos. Havia assuntos práticos, disse, que pareceram amargos para mim, como planejar o próprio funeral. Ao olhar para trás, vejo que aquela foi a conversa mais interessante de minha vida.
Sentamos-nos no chão, um de frente para o outro. Arthur carregava uma pasta sanfonada cheia do que depois descobri serem certificados e documentos. Arthur discorreu com a conduta impassível de um consultor financeiro.
- O que estou entregando a Você agora é toda a informação prática de que irá precisar para sempre. Estamanhã eu saldei a hipoteca da casa, agora ela pertence a Você sem qualquer problemas. Você ainda tem mais dois milhões de dólares em sua conta. Ao longo dos últimos dias, eu distribuí esse valor em fundos que operarão bem longo dos próximos dezoitos anos. Existem algumas empresas em quevoce precisará investir e que ainda não foram fundadas ou se tornaram públicas. Uma delas se chama Google. Ela se tornará pública em 1996. A outra é o Youtube, em 2005. O youtube será um fundo privado, de modo que anotei instruções especiais sobre quem contatar. É muito importante que voce invista as quantias exatas nos momentos em que deixei registrado. Se fizer o que estou dizendo, Você será mais rica do que sempre sonhou. Não permita, repito, não permita que ninguém altere ou mexa nessas contas. Haverá pessoas que tentarão dissuadi-la, ou julgarão que sabem mais do que Você. Elas não sabem. O melhor que podem fazer é dar um palpite educado. Eu não estou dando um palpite, eu li a última página. Eu sei como a história termina. Prometa-me que irá fazer exatamente o que eu mandar.
- Eu prometo.
- Você se lembra de como a ludibriei para me incluir como cossignatário de seu empréstimo imobiliário?
Balancei a cabeça.
- Nunca mais faça isso. Haverá tentações. Haverá tolos O dinheiro atrai os tolos. Não entre na deles.
Ele retirou um envelope da pasta.
- Há um fundo para a educação de Luana. Ela irá se formar em história da arte e decidirá estudar na Universidade de Utah, principalmente para estar perto  de Você. Este fundo garantirá mais do que ela precisará para as mensalidades, os livros e a moradia.
Ele pegou outro envelope.
- Este pacote aqui é sensivel ao tempo. Não mexa nestes fundos até a data que notei e, sem seguida, certifique-se de retirar todo o dinheiro de lá. As datas que escrevi são vagas, baseadas no que pude me lembrar, de modo que se estiverem um pouco imprecisas, não se preocupe. Elas servirão. Se quiser comprar algo grande, como uma mansão, um iate, ou qualquer coisa...
Interrompi-o.
- Por que eu iria querer essas coisas?
- Não estou dizendo isso, apenas que qualquer grande gasto precisa sair deste fundo. Esta é a sua receita liquida. Nunca gaste mais do que há nesta conta, ou irá matar a galinha dos ovos de ouro. As pessoas enriquecem, enlouquecem e perdem tudo. A maioria dos ganhadores da loteria acaba falida. É a regra. Enquanto seguir o caminho que tracei para voce, estará a salvo. Pise fora dele uma única vez e voltará a passar casacos ou grampear cupons. - Olhou-me nos olhos. - Entendido?
- Entendido.
- Ótimo. - Ele suspirou e pegou outro pequeno pacote. - Isso pode parecer um pouco egoísta, mas este fundo é para mim e Luana. Valerá muitos milhões depois de maturar. Não podemos acessá-lo até atigirmos os trinta anos. Fiz isso intencionalmente, pois não quero estragar o futuro para onde estou retornando e não quis prejudicar Luana. É melhor que ela não saiba desse fundo até que ele mature.
- Está bem.
- Agora o talão de ceques, o verde, é o que eu chamo de conta do Dinheiro Louro. É uma conta de juros. É com ela que Você fará as apostas. Eu fiz uma lista com todos os vencedores do Super Bowle da NBA nos próximos quize anos. Aposte o dinheiro desta conta e deposite nela os ganhos. Nunca aposte mais do que a metade do dinheiro de uma vez, só para o caso de eu ter cometido um engano. - Ele segurou a minha mão. - Isso tudo faz sentido para Você?
Asenti com a cabeça.
- Sei que é muita coisa, mas deixei tudo anotado. Este é seu novo trabalho, administrar seu dinheiro. Prometa-me que fará apenas o que eu disse para fazer.
- Eu prometo.
- enquanto permanecer no comando, os lobos não irão apanhá-la. Saia dele..
- E serei devorada.
- Exatamente. - Ele respirou fundo e colocou a pasta de lado. - Eatá bem, chega de falar de dinheiro. Existem outras coisas que deve saber sobre o futuro. Fiz isso para Você. - Anotei algumas coisas que, a meu ver, serão úteis. Algumas são importantes, outras são apenas interessantes. Por exemplos, voce conhece o grupo Milli Vanilli?
- Os cantores - falei. - Eles acabaram de ganhar um Grammy de artista revelação.
- Sim, bem, eles são farsantes. Não são eles que cantam. 
- O que?
- Isso virá a público no ano que vem. - Virou algumas páginas. - Aqui está algo para daqui a seis ou sete anos. Harry Potter será muito grandioso, e se quiser, registre um endereço virtual assim que puder. Você poderá vende-lo depois. A autora ficará bilionária, por isso não venda por menos de cem mil dólares. Confie em mim.
- Quem é Harry Potter?
- É o protagonista de uma serie de livros sobre um menino bruxo.
- Bruxo?
Confirmou com a cabeça.
- Será um fenomeno.
Folheou mais algumas páginas. 
- Ah, isto é muito, mas muito importante. Fique londe de Nova York e de maneira nenhuma viaje de avião no dia 11 de setembro de 2001.
- Por que?
- Isso é algo que nãoposso contar. Apenas confie em mim. - Virou mais algumas páginas. - Entraremos duas vezes em guerra contra o Iraque. Na segunda vez, estaremos em busca de armas de destruiçãoo em massa, mas nunca encotraremos nenhuma. Mas, no final, encotraremos Saddam Hussein.
- Quem é ele?
- Voce irá descobrir. Preenchi este caderno inteiro com informações como essas. Trocando em miúdos, nas próximas duas decadas Você ouvirá falar de cenários apocalípticos, previsões medonhas, propagandas que dirão que ''o sangue correrá pelas ruas''. Nada disso irá acontecer. Fique tranquila, o mundo continuará existindo.
 Ele me entregou o caderno e a pasta.
- Proteja essas informações, não conte a ninguém sobre elas, nem para Mel, e nem mesmo para Luana. Você não deseja.rá essa responsabilidade, e não vai querer estragar o futuro.
Pos a mão no bolso, retirando uma pequena chave de latão e a entregou para mim.
- Se acaso houver algum incendio ou algo do tipo, e esses documentos forem destruidos, haverá cópias de tudo isso neste cofre particular. Está no banco onde Você tomou o empréstimo imobiliario.
- Obrigada - agradeci.
- É por isso que estou aqui, não é? - levantou-se. - Ah, mais uma coisa. Quando eu aparecer no dia da festa de vigésimo primeiro aniversário de Luana, não diga que minha braguilha está aberta na frente de todo mundo. Aquilo foi muito constragedor.
- Eu fiz isso?
- Sim, voce fez.

- Desculpe.


                                                                             Continua...

6 comentários:

  1. Nao to gostanto desse desfecho...afff

    ResponderExcluir
  2. O arthur tem que ficar e com a lua nao com a luana

    ResponderExcluir
  3. Eu nao to entemdendo essa web

    ResponderExcluir
  4. Eu nao to entemdendo essa web

    ResponderExcluir
  5. O arthur tem que ficar e com a lua nao com a luana

    ResponderExcluir
  6. O que essa web ta querendo dizer?

    ResponderExcluir