"Certezas" - 32º Capítulo

|


No capítulo anterior…

POV NARRADOR

Lua teve um mini ataque miocárdio. Os seus rins estavam trabalhando mal. O cabelo só caia. Podemos dizer que Lua está à beira da morte.

Seu coração batia muito devagar. Ela permanecia desacordada devido ao efeito dos remédios que tomou. Segundo o médico, ela deveria passar os próximos cinco dias no hospital.
Estrela estava em choque. Não falava, não sorria, não comia nem reagia. Nem o namorado dela a conseguia anima. Dona Blanco estava sob o efeito de calmantes. Ambas as duas estavam na sala de espera, esperando que o médico saísse do quarto em que Lua estava, para lhes dizer alguma coisa.

- A culpa foi toda nossa. – dizia Dona Blanco
- Não mãe… se a gente tivesse dito mais cedo, provavelmente ela teria ficado pior. Foi melhor não dizer que o Arthur tinha ido embora.
- Agora é tarde de mais para decidir isso. O mal está feito
- Você acha que devíamos dizer algo ao Arthur?
- Não filha…
- Quando ela estava no banheiro – Estrela limpou as lágrimas ao relembrar – Primeiro ela disse que amava ele. Depois disse que tinha raiva dele.
- É melhor não lhe dizermos nada. O Arthur deve estar magoado com ela, caso contrário, não ia embora sem nem deixar recado à Lua. Não sabemos ao certo o que aconteceu entre eles.
- Eu me lembro da Lua dizer que eles estavam distantes. Um dia ela se arrumou e foi ter com ele. Até foi você que levou-a
- Eu sei. Eu me lembro desse dia. Mas também me lembro que nesse mesmo dia, ela chegou a casa muito mal.
- Devem ter discutindo.
- Mesmo não sabendo o motivo – Dona Blanco suspirou – É melhor não falarmos mais sobre isto com a Lua. só quero que ela recupere.
- Mas não era você que dizia que o Arthur fazia bem a ela, mãe?
- Agora eu não sei de nada…

Dona Blanco deu um longo suspiro. A manhã foi passada a suspiros.
Eike ligou para o celular da Lua e foi Estrela quem atendeu. Ele pedia informações sobre a ex-morada do Arthur. Estrela lhe passou tudo e se questionou sobre a razão dele precisar disso. Mesmo assim, respondeu, a Eike, tudo o que sabia.

Eike continuava à procura de pistas sobre Arthur. Não encontrou nada de mais nas redes sociais por isso se lembrou de ir até à antiga morada de Arthur. Com certeza que os vizinhos iam saber alguma coisa sobre ele e a sua “nova vida”.
Eike foi de casa em casa até conseguir informações sobre o Arthur e o seu paradeiro.

- Desculpe – Eike disse ao primeiro ex-vizinho, de Arthur, que encontrou – Pode me dar umas informações?
- Se eu poder ajudar…. – o homem tinha ar de ter uns cinquenta anos e de provavelmente ser desempregado.
- Você pode me dar umas pequenas informações sobre esta família aqui do lado? – Eike apontou para a casa que antes era de Arthur e que agora estava completamente desabitada
- Bom… eles deslocaram-se.
- Sim, eu sei. Mas sabe me dizer para onde?
- Desculpe, mas para que quer saber? – o homem foi claro
- É importante. Uma amiga do Arthur, filho da família Aguiar, tem uma amiga num estado terrível no hospital e eu quero muito que ele saiba do que está acontecendo. Só ele pode revolucionar tudo.
- Desculpe, mas eu não lhe posso passar esse tipo de informações.
- Por favor, entenda. É urgente. É muito importante. – Eike, com os seus olhinhos claros, conseguiu de imediato convencer o homem que lhe passou o novo endereço de Arthur - Em Manchester? O Arthur está em Manchester?
- O senhor Aguiar estava desempregado e precisava urgentemente de trabalho visto que ele era o único trabalhando naquela casa. Ele conseguiu trabalho numa fábrica.
- Eles foram embora quando?
- Umas duas semanas.
- Duas semanas? – Eike sussurrou que quase o senhor nem ouviu – Meu deus… tanto tempo. Bom… obrigado senhor…
- Bernardo.
- Obrigado senhor Bernardo. Muito obrigado.

Ainda um pouco atordoado com a notícia, Eike foi embora sempre olhando para o papel com o endereço que o senhor Bernardo lhe havia passado. E agora o que devia fazer? Bom, primeiro, iria tentar arranjar números de telefone compatíveis com aquela morada. Não devia de ser muito difícil visto que agora tudo é possível com a internet.

“Por que é que o Eike está fazendo tudo isso?”
“Se ele realmente ama a Lua, por que é que não aproveita o facto de o Arthur estar longe, para se aproximar dela e quem sabe receber bem mais que amizade?”

Poderíamos fazer bem mais perguntas, mas tudo isso está explicado: o amor.
Na faculdade, 90% das conversas que Lua e Eike tiveram, todas terminavam na palavra “Arthur”. Lua dizia “O Arthur é assim”; “O Arthur gosta de”; “O Arthur me faz feliz” ou “Eu amo o Arthur”. Arthur, Arthur, Arthur.
Eike entendeu que, por muito que ame Lua, nunca ninguém lhe fará mais feliz do que Arthur o faz. Percebeu também que a distância acabou trazendo problemas entre os dois e só com Arthur por perto, é que Lua ficará melhor.

Se passaram dois dias. Lua continuava no hospital e Eike continuava fazendo as suas pesquisas. Achou vários números e foi ligando. Ouviu muitos chingamentos, e na ultima tentativa, finalmente respirou de alivio.

- Alô?
- Hello – disse Arthur
- Are you Arthur Aguiar?
- Yes… why?
- Arthur, cara, sou eu, o Eike.
- Quem?
- O Eike, amigo da Lua.
- Não sei quem é…
- Sou um amigo da faculdade dela. Cara, a Lua tá muito mal. Ela descobriu que você fugiu e passou mal. Ela está…
- Ela é que escolhei assim. – ele foi curto e grosso
- Você tem de voltar. Ela te ama.
- Se ela me amasse, não colocaria tanta coisa à frente do nosso namoro
- E você vai colocar o orgulho à frente da pessoa que ama?
- Só eu tenho que amar? Amor por parte de um só, numa relação, não resulta
- Deixa de ser besta. Ela te ama.
- Como é que você sabe isso?
- Cara… eu podia te contar mil e uma conversas que eu e ela tivemos, mas acho realmente que este não é o momento. Ela está muito mal. Ela teve um ataque miocárdio e por pouco tentou novamente se cortar. Você conhece ela bem mais que eu e deveria saber que ela está sentindo muito a sua falta
- Ela… como ela está?
- Até ao momento, estava desacordada. Está sedada por conta dos remédios e doses extra que tem tomado. Ela tem um problema nos rins também.
- Nos rins?
- Sim. A hipertensão está tomando conta do corpo dela…
- Minha Lua… - Arthur sussurrou ao telefone
- Cara, vem para cá. Ela necessita de você
- Eu não posso. Eu estou agora numa nova faculdade, acabei de me mudar e…
- O que é mais importante? A faculdade ou a Lua? Eu sei que a faculdade é o sonho de muita gente… mas a Lua está muito mal Arthur. Muito mal mesmo. Eu nem sei como você a conseguiu deixar num momento como esse.

A consciência do Arthur começava agora a pesar. Teria ele feito o certo?

FLASH BACK ON

O seu pai já lhe havia dito que estava tudo pronto para embarcarem rumo a Manchester. Arthur não queria cair na real. Pensou que o facto do pai ter ficado sem trabalho não lhe ia prejudicar assim tanto a vida.
Lua tinha vindo no dia anterior para falar com Arthur e os dois discutiram. Porém, ele se arrependia e sente que deveria lhe ter dito a verdade.

- Arthur, comece a arrumar tudo o que é mais importante. Deixamos esta casa dentro de três dias.

Mais uma vez, Arthur não queria acreditar, apesar de já estar a tratada da sua mudança de faculdade.
Começou a arrumar tudo o que precisava em caixas. Roupas, acessórios, cartas de amor de quando era criança que ainda hoje tinha guardadas, fotos e, em especial, um fio personalizado que Lua lhe havia dado no seu 15º aniversário dizendo “LuAr” (iniciais dos dois).

No dia de partir para Manchester, Arthur caiu na real. Tomou um banho longo e durante esse banho chorou muito. Ia deixar para trás uma vida, da qual a Lua fazia parte.

- Arthur, você ainda está a tempo. Seu pai foi verificar os pneus do carro. Você ainda pode mandar ao menos uma mensagem para a Lua.
- Não mãe. Não quero. Ela não pensou em mim quando decidiu focar na faculdade, eu vou fazer o mesmo.
- Cabeça dura!
- Cabeça dura foi ela, não eu.
- Tem a certeza?
- Tenho.
- Absoluta?
- Mãe…
- Tá bom. Depois não diga que eu não avisei.

A mãe de Arthur bem tentou, mas ele estava decidido. Ia ir embora e não ia dizer nada a Arthur, porém, numa pequena cidade tudo se sabe e a partir da família Aguiar para Manchester correu as ruas num abrir e chegar de olhos, chegando aos ouvidos da dona Blanco e de Estrela que preferiram esconder isso de Lua.

FLASH BACK OFF

Depois da chamada com Eike, Arthur ficou pensando, pensando e pensando. Porém, apesar de sentir um pouco a consciência bem pesada, tentou deixar os pensamentos de lado e foi estudar para a prova importante que tinha no dia seguinte, na faculdade.

hoje tem mais!

2 comentários: